Grandes bancos se juntam para disponibilizar transações com blockchain

Grandes bancos se juntam para disponibilizar transações com blockchain

Quem acreditava que bancos tradicionais demorariam para inovar e se juntar à nova economia estava errado. No 11º Fórum Internacional de TI Banrisul, foi anunciado que Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, SICOOB e Banrisul se juntaram para por em prática um novo sistema que permite transferências por blockchain.

Chamado Sistema Financeiro Digital (SFD), o serviço permitirá a transferência de recursos entre correntistas dos cinco bancos 24 horas por dia, contando com fins de semana e com depósito na mesma hora.

Ao contrário das transferências via DOC ou TED, no SFD não será necessário que o usuário informe dados como CPF, número do banco, agência e conta corrente. Isso, porque o sistema não conta com participação de terceira parte já que será peer-to-peer pelo Blockchain, assim como funcionam as criptomoedas.

A novidade não só promete fazer transferências muito mais rapidamente: os gastos também serão afetados. Como o sistema não conta com a terceira parte, os custos com intermediários serão barateados, o que fará com que o serviço seja mais em conta do que antes.

Márcio Rodrigues, executivo da SICOOB, deixou claro que esse é um caminho sem volta: “A adesão das instituições financeiras, assim como dos clientes, é espontânea. Esta é a primeira rede permissionada de blockchain em instituições financeiras do Brasil, e a única de que se tem conhecimento”.

A ferramenta ainda não foi disponibilizada para o público, mas, depois do lançamento, estará disponível nos mobile bankings por meio da atualização.

Fonte: Portal StartSe

https://conteudo.startse.com.br/nova-economia/tecnologia-inovacao/isabela/grandes-bancos-se-juntam-para-disponibilizar-transacoes-com-blockchain/


Publicado em: 05/06/2018 13:08:54