Deputados elogiam iniciativa de criação do Setic para qualificar profissionais de TI

Deputados elogiam iniciativa de criação do Setic para qualificar profissionais de TI

O presidente da Fenainfo e da Contic, Edgar Serrano, esteve na Câmara de Deputados defendendo a criação do Serviço Social e Serviço de Aprendizagem da Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).

A criação do Setic é defendida pelo setor de TI para beneficiar e dar melhor capacitação e atualização às pessoas que atuam em tecnologia da informação.

Pela proposta, parte dos recursos compulsoriamente arrecadados hoje pelo Sistema S será revertido para a capacitação específica de trabalhadores da área de TI.

A iniciativa gerou o Projeto de Lei 10762/18, que se encontra em tramitação.

Na audiência estiveram presentes também dirigentes do CNI e CNS, que integram o Sistema S.

Eles apresentaram posição contrária à iniciativa, alegando também que já proporcionam ensino em tecnologia.

A audiência foi promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

A Fenainfo foi representada oficialmente pelo diretor Rafael Sebben.

 

PROFISSIONAIS ESTRATÉGICOS

O presidente Edgar Serrano contrapôs as posições em contrário demonstrando claramente que o ensino profissionalizante e os cursos do Sistema S em tecnologia ainda estão vinculados ao início da revolução tecnológica, apontando os exemplos que as próprias entidades apresentaram.

A tecnologia digital está muito avançada, está presente em cada segundo de nossas vidas e é responsável por quase tudo que fazemos. Estamos falando de coisas como internet, social, mobile, cloud, Big Data, que são tecnologias avançadíssimas, em constante desenvolvimento”.

“Vivemos uma transformação digital intensa. Somente o setor especializado nisso, que vive o dia a dia desses desafios e do aprimoramento tecnológico detêm o conhecimento real do que é preciso proporcionar em termos de formação profissional, aprimoramento e requalificação”.

 

TRANSPARÊNCIA E FOCO

Edgar Serrano destacou ainda que o valor das contribuições a serem arrecadadas pelo Setic será em torno de R$ 1 bilhão ao ano, valor atualmente arrecadado pelas empresas de TI que é repassado ao Sistema S.

“Isso representa apenas 5% da arrecadação do Sistema S, um valor insignificante para as finanças do sistema”.

O presidente da Fenainfo e do Contic destacou ainda que o Setic será uma entidade gerida com total transparência, com um conselho de gestão eclético e com foco principal na atividade fim, que são as pessoas.

Avaliando a audiência, Edgar destacou a receptividade dos deputados presentes e referências positivas ao setor de TI e ao projeto.

“Ficou claro para os deputados que a formação de mão de obra no setor está muito aquém de nossas necessidades”.

Conheça AQUI a íntegra do projeto.


Publicado em: 27/06/2019 15:37:30