Fenainfo quer compensação simultânea para folha de pagamento na reforma tributária

Fenainfo quer compensação simultânea para folha de pagamento na reforma tributária

A reforma tributária que está sendo proposta pelo governo irá provocar uma redistribuição de tributos com a elevação de alguns para que outros sejam reduzidos.

A ideia é fazer com que haja uma redistribuição da carga tributária, com um maior equilíbrio entre diversas esferas e segmentos.

Um dos ítens em jogo é a desoneração da folha de pagamento, que será reduzida para compensar o reajuste em outros tributos.

No entanto, a proposta prevê que a desoneração da folha ocorra apenas no final de 2020, prejudicando as empresas de tecnologia, que empregam mão de obra intensiva e cara.

O presidente da Fenainfo, Edgar Serrano, expressou essa preocupação durante o  Seminário Regional RS sobre a Reforma Tributária (PEC 45/2019).

O evento ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com a presença do relator da PEC, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB).

 

Clique no vídeo abaixo para ver a análise do presidente da Fenainfo  sobre as mudanças tributárias do ponto de vista das empresas de TI.

 

Os pontos destacados pelo presidente Edgar Serrano foram os seguintes:
 

  1. Setor de TI vai crescer muito em contratação de mão de obra.

  2. A redução do desemprego vai acontecer pelo setor de serviços, em especial o de tecnologia.

  3. Na proposta de reforma tributária haverá aumento de tributos, mas com compensação em outras áreas, para um maior equilíbrio e justiça tributária.

  4. A compensação que mais afeta as empresas de TI, que é a desoneração da folha, será uma das últimas, estando programada para o último trimestre de 2020.

  5. A oneração da folha do setor de TI é preocupante, pois os salários são altos e o custo final chega a 60%.

  6. É preciso lutar para que a compensação seja feita simultaneamente, pois quando é dividida em etapas cria um problema bastante grande para as empresas de tecnologia.

  7. A reforma tributária é importante, vai modernizar o país e tinha que ter acontecido no século passado.

  8. O fato de o setor de serviços ser o que mais emprega e ser o último a ser compensado é um grave problema e vai atrasar o Brasil.

  9. As empresas de tecnologia já têm dificuldades de contratar devido à falta de qualificação e os custos da folha pioram ainda mais a situação.

  10. A folha de pagamento precisa entrar junto com a reforma tributária.

  11. A Fenainfo apoia as reformas, ajudará na comunicação sobre o aumento de tributos que serão compensados, mas precisamos que o processo de compensação seja simultâneo.


Publicado em: 17/12/2019 15:12:26