Em videoconferência com Fenainfo e entidades, Osmar Terra reafirma apoio à retomada da economia

Em videoconferência com Fenainfo e entidades, Osmar Terra reafirma apoio à retomada da economia

 

A Fenainfo promoveu uma teleconferência com o médico, deputado federal e ex-ministro Osmar Terra, do MDB do Rio Grande do Sul.

Tendo acumulado experiência no combate ao então desconhecido vírus H1N1 quando era secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, em 2009, Osmar Terra reafirmou sua posição a favor do chamado isolamento vertical, que atinge apenas pessoas em situação de risco, permitindo-se que todas as atividades sigam normalmente.

A videoconferência teve a participação de representantes de diversas entidades empresariais, como a ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, Seprorgs, sindicato das empresas de informática do Rio Grande do Sul e Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação.

A reunião virtual foi conduzida pelo presidente da Fenainfo, Edgar Serrano.

Após uma explanação do deputado sobre a situação do coronavírus, os participantes puderam fazer perguntas.

 

ALINHAMENTO COM ENTIDADES

Médico e ex-secretário de Saúde do RS, com vasta experiência no combate ao vírus da H1N1 quando ele ainda era uma novidade, Osmar Terra concorda com a posição da Fenainfo e de muitas outras entidades empresariais de todo o país para que haja uma retomada gradual da economia, observando-se todos os cuidados e medidas recomendados pelo Ministério da Saúde.

 

VEJA OS PRINCIPAIS ARGUMENTOS APRESENTADOS POR OSMAR TERRA:

  1. Existe um pânico desnecessário. A imprensa formou seu próprio juízo a respeito da pandemia. Não são aceitas opiniões divergentes

  2. Especialistas como Esper Kallás, titular de Imunologia Clínica e Alergia de Medicina da USP, são contra  o isolamento sem sintomas do vírus.

  3.  O virologista israelense Dan Yamin, que desenvolveu modelos para prever a propagação de doenças infecciosas e ajudou a conter a epidemia do Ebola, defende a mesma teoria. 

  4. O cientista britânico vencedor do prêmio Nobel de química em 2013, Michael Levitt, afirma que a pandemia não apresenta risco para a maioria das pessoas e que elas são naturalmente imunes e que a Itália é uma exceção devido ao alto número de idosos. Ele acertou ao o projetar que a China teria uma rápida diminuição no número de infectados ainda em fevereiro.

  5. Há um açodamento político no Brasil com ações descoordenadas e precipitadas. Prefeitos em busca do protagonismo tomam medidas à revelia do Ministério da Saúde. Quando um prefeito faz isso, o prefeito da cidade vizinha é compelido a fazer o mesmo para não ser acusado de omisso.

  6. Governadores armam shows de mídia para se cacifar em futuras eleições.

  7. Há muita pirotecnia. As ações são descoordenadas, cada prefeito ou governador adota uma estratégia diferente.

  8. Há muito palpites de médicos que não são especialistas.

  9. Não é preciso suspender aulas e isolar crianças. No combate ao H1N1, os casos persistiram quando as aulas foram suspensas.

  10. O isolamento social total não impede o avanço de um vírus. Na Itália a quarentena não deteve o coronavírus. Pelo contrário, aumentou sua letalidade. Idosos foram infectados em casa por seus familiares. O caso da Itália é mais grave porque tem a população mais idosa da Europa. Os idosos foram contaminados em casa pelas famílias confinadas.

  11. Estudos de infectologia mostram que os vírus não mudam sua curva com o lockout.

  12. O H1N1 retrocedeu em 12 semanas e na China o coronavírus teve o mesmo comportamento.

  13. O vírus segue sua lógica. Não teremos nem um morto a menos se fecharmos toda a economia e prendermos todas as pessoas em casa.

  14. Países com menos letalidade são aqueles que não estão adotando o isolamento total.

  15. O Brasil está apto a montar estruturas capazes de fazer frente ao pico a ação do coronavírus, que deverá ocorrer na metade de abril, mas seus efeitos serão os mesmos com ou sem isolamento total.

  16. A maneira certa de tratar do problema é isolar os idosos e todos os doentes de grupos de risco, o chamado isolamento vertical, já que 90% das pessoas será infectada sem sentir nada ou sentindo apenas sintomas leves.


Publicado em: 30/03/2020 11:10:31