Pesquisa mostra importância das empresas de tecnologia em gestão na pandemia

Pesquisa mostra importância das empresas de tecnologia em gestão na pandemia

Logo no início da pandemia, os profissionais de TI foram incluídos entre os trabalhadores de serviços essenciais.

Obtivemos permissão para o deslocamento desses profissionais, responsáveis por manter a garantir o funcionamento dos sistemas de comunicação e gestão.

Pesquisa da Information Services Group (ISG), empresa de pesquisa e tecnologia, distribuída pela TGT Consult no Brasil revela que o desenvolvimento e manutenção de sistemas alcança cada vez mais destaque no Brasil.

Mais da metade do orçamento das empresas para inovações em TI é gasto nessa área que se tornou essencial para o crescimento das companhias.

 

Veja os principais tópicos da pesquisa, a partir de texto publicado pela revista CIO:

 

  • O relatório “ISG Provider Lens Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2020” para o Brasil aponta que, mesmo com as adversidades causadas pela pandemia da Covid-19, as empresas conseguiram se adaptar e continuar a produção. 

  • Segundo o estudo, os executivos se preocuparam com a capacidade de venda de suas equipes trabalhando em casa, mas isso logo se provou não ser um problema. 

  • Diversas companhias declararam crescimento, mesmo que o mercado tenha desacelerado em 2020.

  • O ano de 2020 foi muito marcante, pois acelerou a transformação digital e a otimização dos serviços ágeis para poder responder às mudanças de mercado. 

  • As empresas mais ágeis responderam melhor às mudanças do mercado e conseguiram entregar resultados melhores.

  • O desenvolvimento e a manutenção de sistemas se torna cada vez mais importante para as empresas. 

  • Essa é a principal área que necessita de auto-eficiência para desenvolver serviços de alta qualidade dentro de um orçamento competitivo.

  • Um problema, segundo o estudo, é que as companhias gastam muito dinheiro com a manutenção desses sistemas, perdendo a oportunidade de investir em inovação. Como solução, surgiram as metodologias ágeis com o intuito de acelerar esse processo, causando menos gastos nessa área e mais com inovação.

  • O autor da pesquisa destaca, no entanto, que o grande desafio é encontrar o equilíbrio entre garantir que os sistemas funcionem da melhor forma possível e continuar introduzindo novas tecnologias.

  • Segundo a pesquisa, a prática de DevOps também cresceu, à medida que crescia a necessidade de automatizar testes contínuos dos softwares. 

  • No entanto, o relatório diz que ainda não estão disponíveis ferramentas que cubram todos os aspectos de integração contínua, cabe às prestadoras de serviço auxiliar as empresas a encontrar a melhor combinação de softwares e técnicas para tal fim.

  • O relatório aponta, ainda, a técnica shift-right - técnica que consiste em habilitar a captação de dados nos aplicativos e fornecê-los às ferramentas que utilizam Inteligência Artificial - como tendência nessa área. 

  • Isso auxilia fornecedores a automatizar as esteiras de integração e entrega contínua (CI/CD) dos clientes e encontrar problemas de desempenho. Segundo o estudo, essa técnica é utilizada por poucas empresas, já que a maioria ainda utiliza a técnica shift-left, na qual o foco da coleta é para evitar erros no início do desenvolvimento.

  • Foi sentida uma explosão da demanda pelo acréscimo de novas células ágeis ou de produtos digitais, o que fez com que as empresas buscassem estes serviços em vários fornecedores indistintamente.

  • O foco agora deve ser descobrir quais fornecedores tecnológicos são mais eficientes e aderentes a as peculiaridades de sua necessidade de forma a melhorar a experiência do usuário, recomenda o estudo.


Publicado em: 12/02/2021 15:42:49