CCJ aprova desoneração da folha por mais dois anos. Fenainfo destaca luta de entidades pela conquista

CCJ aprova desoneração da folha por mais dois anos. Fenainfo destaca luta de entidades pela conquista

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei (PL 2541, de 2021), que prorroga por dois anos a desoneração da folha de pagamento das empresas dos 17 setores da economia que mais empregam no país.

O autor da proposta é o Deputado Efraim Filho (DEM/PB).

O texto foi votado de forma conclusiva e não houve recurso para análise em plenário. Com isso, a proposta segue diretamente para o Senado.

COOPERAÇÃO

A batalha pela prorrogação da desoneração da folha envolveu muitas entidades empresariais e contou com atuação intensa da FENAINFO e sindicatos associados.

Foram dezenas de reuniões e audiências num intenso trabalho de mobilização.

“A FENAINFO parabeniza todas as entidades parceiras e os parlamentares que atuaram pela prorrogação da desoneração da Folha de Pagamento até dezembro de 2023. São mais dois anos de tempo para que sejam gerados e preservados milhões de empregos em todo o país”, afirma Edgar Serrano, presidente da entidade.

“A FENAINFO seguirá atuando em prol de uma reforma tributária definitiva, que desonere permanentemente a folha de pagamento das empresas, permitindo um ambiente de negócios moderno e competitivo, em que as empresas e os trabalhadores não sejam penalizados”.

MAIS DOIS ANOS

A desoneração está prevista para acabar neste ano, e a proposta original previa a prorrogação até 31/12/2026.

Em virtude de um despacho do deputado André de Paula (PSD-PE), publicado nesta terça-feira(16), aprovando um requerimento que permitiu a análise de mérito pela CCJ.

Com isso, o relator,  Marcelo Freitas (PSL-MG), apresentou uma complementação de voto, alterando o relatório e reduzindo a prorrogação de 2026 para 2023. 

Na complementação de voto, o relator também incluiu um dispositivo para atribuir ao Poder Executivo ato que vai definir mecanismos de monitoramento e de avaliação de impacto da desoneração da folha sobre a manutenção de empregos nas empresas.

Além disso, o relator da proposta, Marcelo Freitas (PSL-MG), e o governo chegaram a um acordo, para a aprovação de um substitutivo com complementação de voto viabilizando a prorrogação do benefício até 31/12/2023.

O texto foi aprovado de maneira simbólica na CCJ, sendo que apenas o PSOL orientou contrário; o NOVO liberou a bancada, por divergências internas; e todos demais partidos orientaram favorável.


Publicado em: 17/11/2021 18:59:00