Blockchain garante segurança na transmissão de dados ao e-Social

Blockchain garante segurança na transmissão de dados ao e-Social

O e-Social, novo sistema do Governo Federal para registro de obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas decorrentes da folha de pagamento, será implementado ao longo deste ano.

Para garantir a segurança no envio desses dados, a BuildUP, focada em soluções de RH para folha de pagamento, desenvolveu em conjunto com a A Star Labs uma solução que utiliza a tecnologia blockchain para comprovar a mensageria dos dados para a plataforma.

Segundo Alan Ramos, head de growth da BuildUP, a ideia do projeto surgiu há três anos, quando o time todo decidiu que era o momento de mudar a mentalidade tradicional e ousar. “O sucesso não é mérito de apenas uma área da empresa, mas de todo board diretivo que entendeu que tínhamos de inovar para estar à frente da concorrência”, diz.

Segurança no envio de dados

Por meio de elementos de inteligência artificial, a solução faz a validação de arquivos totalmente automatizada. Por ser uma rede distribuída e imutável, o blockchain garante muito mais confiança e, além de oferecer mais segurança no envio dos dados, facilita a auditabilidade de toda a cadeia

A plataforma transmite os dados do e-Social, registrando não apenas a data, mas também assegurando, de forma imutável, quais foram os dados enviados para o Governo, resguardando as empresas em caso de notificações ou multas indevidas.

Ainda de acordo com Ramos, o principal case de sucesso de uso da solução é o de uma multinacional da tecnologia que optou por integrar a novidade ao SAP. “Fizemos uma série de ajustes na folha de pagamentos dessa empresa e conseguimos reduzir os erros de forma significativa”, afirma, sem revelar a identidade do cliente.

Fonte: TI Negócios


Publicado em: 21/02/2018 12:31:16